A deusa Perséfona, a quem os romanos chamavam de Proserpina ou Cora, ficou sobretudo conhecida pela descrição do seu rapto por Hades ( O deus dos Innfernos ), feita por Homero no " Hino a Deméter.
Era adorada sob duas formas; como Virgem ou Core ( que significa donzela) e como Rainha dos Infernos. Kore é uma jovem deusa esbelta e bela, associada aos simbolos da fertilidade: Romã, as sementes e os cereais, assim como também o narciso, a flor que a atraiu.
Como Rainha dos Infernos, Perséfona é uma deusa adulta, que reina sob as almas defuntas, serve de guia aos vivos que visitam o Inferno e reivindica para si o que quer.
Embora Perséfona não fosse um dos doze deuses olímpicos, era a fifura Central dos Mistérios Eleusinos que durante dois mil anos antes do crristianismo, constituiram a religião mais importante dos gregos. Nos Mistérios Eleusinos, os gregos viviam o regresso ou a renovação da vida depois da morte por intermédio do regresso anual de Perséfona, para junto de sua mãe Deméter, proveniente dos Infernos.
Sem comentários:
Enviar um comentário