Perséfona era a única filha de Deméter e de Zeus. A mitologia grega é invulgarmente lacónica quanto ás circunstancias da sua concepção.
No início do mito de Deméter e Perséfona( que ja foi falado anteriormente), Persófona era uma jovem descuidada que apanhava flores e brincava com as suas amigas, quando Hades surge na sua carruagem vindo de um buraco que se abriu na terra, agarrou em Perséfona levando-a para os Infernos a fim de a desposar à força, Deméter não aceitou tal situação abandonando Olimpo e destituindo toda a terra de fertilidade e Zeus acabou por aceder às suas pretensões e enviou Hermes buscar Perséfona, Hermes ao chegar ao Infernos encontrou uma Perséfona inconsolável, o desespero dela transformou-se em alegria quando soube que Hermes a vinha buscar e que Hades a deixava partir..no entanto Hades ofereceu-lhe alguns bagos de romã a comer e ela comeu...
Depois de mãe e filha se encontrarem, Demeter perguntou-lhe com ansiadade se ela tinha comido alguma coisa nos Infernos, ao que Perséfona disse que coera alguns bagos de romã, porque Hades a "forçara" " contra a sua vontade"...o que não era de todo verdade. Deméter aceitou a hist´ria e o padrão ciclico que se seguiu, se Perséfona não tivesse comido nada teria ficado para sempre na terra com Deméter, mas, uma vez que tinha comido bagos da romã, passaria u terço do ano nos Inferno na companhia de Hades, e dois terços na terra com Deméter.
Mais tarde Perséfona tornou-se a Rainha dos Infernos, sempre que os herois ou heroínas da mitologia grega desciam ao mundo subterrãneo, la estava Perséfona para os rceber e lhes servir de guia....( ninguém a encontrou fora...nada dizia "está em casa da mãe", embora segundo o mito Perséfona/ Deméter, ela estivesse ausente dois terços do ano).
Na Odisseia, o heroi Ulisses viajou até aos Infernos onde Perséfona lhe mostrou as almas das mulheres de fama lendária, no mito de Psique e Eros, a ultima tarefa de Psique era a descida aos Infernos com uma caixa para Perséfona encher com um unguento de beleza destinado a Afrodite.
O último dos doze trabalhos de Héracles ( Hercules) também o levou para junto de Perséfona, hercules tinha de obter cércero, o feroz cão de guarda com tres cabeças, que ele dominou e prendeu a uma trela.
Perséfona também lutou contra Afrodite pela posse de Adónis, o belo jovem que ambas amavam. Afrodite escondeu Adónis num baú e enviou-o a Persófona para que lea o guardasse, porém ao abrir o baú a Rainha dos Infernos ficou apaixonada pela sua beleza e recusou-se a devolve-lo, Perséfona teve então de lutar contra outra dinvidade poderosa ( Afrodite ) pela posse de Adónis, tal como Hades e Deméter tinham lutado pela posse de Persófona. Tal disputa Afrodite/ Persófona foi apresentada a Zeus, que decidiu que Adónis passaria um terço do ano com Perséfona e outro terço com Afrodite, devendo ser deixado sózinho no resto do tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário