SIMBOLO DA PRIMAVERA
Perséfona, a Kore" ou donzela sem nome" é sentida por muitas mulheres como uma fase da vidas em que eram jovens, inseguras e cheias de possibilidades, era uma época em que esperavam alguem ou algo surgisse para moldar as suas vidas antes de outro ( qualquer outro) arquétipo ser activado e a ter conduzido a uma fase diferente. Nas estações do ano da vida de uma mulher Perséfona respresenta a Primavera.
Tal comoa Primavera se segue ciclicamente ao perido de Pousio depois das colheitas e aos meses áridos do Inverno, trazendo mais luz,calor, novos rebentos, também Perséfona pode ser reactivada numa mulher após peridos de perda, sempre que Perséfona regressa à superficie na psique de uma mulher, a mesma volta a ter possibilidades de ser receptiva a novas influencias e à mudança. Perséfona é a juventude o potencial para um novo crescimento e a vitalidade. as mulheres de quem Perséfona é uma parte integrante da sua personalidade podem permanecer receptivas à mudança e jovens de espirito durante toda a vida.
É esta receptividade do arquétipo de Perséfona que muitas mulheres necessitam de cultivar, sendo verdade que no caso de mulheres Atena e àrtemis, que têm o hábito de saber exactamente o que querem e actuam com decisão, não se dão muito bem quando se deparam com falat de clareza sobre o modo como devem actuar ou com incertezas no que se refere à prioridade absoluta, cultivando nelas a capacidade de Perséfona de esperar que a situação mude ou que sentimentos confusos se tornem mais claros. A capacidade de ser flexivel que é característica de Perséfona ( um defeito, por vezes se for sómente maleável) é um atríbuto que as mulheres Demeter e Hera também precisam de desenvolver, se ficam bloquedas nas suas expectativas (Hera) ou completamente convictas que que elas é ue sabem (Demeter). Dar valor à receptividade é a primeira qualidade a ser cultivada, uma atitude aberta para com os outros pode ser desenvolvida conscientemente escutando o que os outros dizem e tentar ver a vida na prespectiva deles abstendo-se de ideias pré-concebidas.
Ter uma atitude receptiva para com a sua própria psique ttambém pode ser desenvolvida na mulher Perséfona, para isso é necessário tolerancia para consigo mesma em vez de ficar na autocrítica, sobretudo quando Perséfona se encontra no tal perido de " pousio", muitas mulheres sabem e sentem que após estes peridos frios ou sombrios, são pausas para elas mesmas seguidas de um surto de actividade, criatividade, mas só depois de terem aceite dentro de si mesma esses mesmos peridos sombrios como uma fase e não como um pecado .
Cultivar os sonhos que estas mulheres Persefona têm revela-se muitas vezes gratificante, o esforço para os recordar e escreve-los todas as manhas mantém as imagens simbolicas vivas, quando se faz isto vai-se desenvolver a comprensão do seu simbolismo porque recorda os sonhos e reflecte acerca deles. A percepção extra-sensorial também pode ser desenvolvida qundo aprendem a captar as impressões extra-sensoriais, assim aprendem a ser receptivas e abertas às imagens que surgem espontaneamente nas suas mentes.
*****************************************
Sem comentários:
Enviar um comentário