sexta-feira, 20 de junho de 2008

O Rapto de Perséfona



Para compreendermos Deméter, é obrigatório conhecer o Rapto de Perséfona sua filha.

Perséfona estava a apanhar flores num prado com as suas compnheiras quando foi atraída por um narciso, surprendentemente belo. Quando o ia colher, a terra abriu-se à sua frente e das profundezas, emergiu Hades o Deus dos Infernos na sua carruagem dourada puxada por cavalos, que a agarrou e desapareceu com ela no abismo tão depressa como tinha surgido. Perséfona gritou por ajuda, apelando a Zeus, mas não obteve qualquer ajuda.

Deméter ouviu o eco dos gritos de sua filha Perséfona e correu em sua ajuda.

Durante 9 dias e 9 noites procurou a filha raptada pelo mar e pela terra, no decorreer dessa busca não parou nem para comer, dormir ou tomar banho, na madrugada do décimo dia, Deméter encontrou Hécate, Deusa da Lua Oculta e das Encruzilhadas, que lhe sugeriu que deviam procurar Hélio, Deus do Sol ( divindade natural que partilhava esse título com Apolo. Então, Hélio disse-lhe que Hades tinha raptado Perséfona e a tinha levado para os infernos a fim de casar com ela à força, mais lhes disse que o rapto e a violação de Persófona tinham sido sancionados por Zeus, aconselhando assim Deméter a deixar de chorar e a aceitar o acontecimento até porque Hades " não era um genro de se deitar fora".

Deméter rejeitou o conselho, sentiu-se traída e ultrajada por Zeus, afastou-se do Monte Olímpo e deambulou incógnita pelas cidades e campos. Chegada a Elêusis sentou-se à beira de um poço e foi descoberta pelas filhas de Celeu, Rei de Elêusis, que se sentiram atraidas pelo seu porte e beleza.

Quando Deméter lhes disse que andava á procura de trabalho como ama, levaram-na a a sua mãe Metanira, que tinha acabado de dar à luz um filho..Demofonte, então sob os cuidados maternais de Deméter, Demofonte cresceu como um deus, era alimentado por ela com ambrósia e ás escondidas...expunha-o a um fogo que o teria tornado imortal se Metanira sua mãe não tivesse descoberto e gritado de medo. Deméter perante a descoberta reagiu com fúria, repreendeu Metanira e assim lhe revelou a sua verdadeira identidade, no momento da revelação Deméter mudou de estatura exibindo a sua beleza divina e o seu esplendor encheu a casa de luz.

1 comentário:

  1. Salvé Amiga

    Muito interessante este post. O que a minha doce amiga sabe!
    Vim deixar um grande abraço e dizer que nuncame esqueci de si....ao contrário...

    Sempre,

    Mariz

    ESPAVO! - como em MU

    ResponderEliminar