sexta-feira, 20 de junho de 2008

O Rapto de Perséfona



Para compreendermos Deméter, é obrigatório conhecer o Rapto de Perséfona sua filha.

Perséfona estava a apanhar flores num prado com as suas compnheiras quando foi atraída por um narciso, surprendentemente belo. Quando o ia colher, a terra abriu-se à sua frente e das profundezas, emergiu Hades o Deus dos Infernos na sua carruagem dourada puxada por cavalos, que a agarrou e desapareceu com ela no abismo tão depressa como tinha surgido. Perséfona gritou por ajuda, apelando a Zeus, mas não obteve qualquer ajuda.

Deméter ouviu o eco dos gritos de sua filha Perséfona e correu em sua ajuda.

Durante 9 dias e 9 noites procurou a filha raptada pelo mar e pela terra, no decorreer dessa busca não parou nem para comer, dormir ou tomar banho, na madrugada do décimo dia, Deméter encontrou Hécate, Deusa da Lua Oculta e das Encruzilhadas, que lhe sugeriu que deviam procurar Hélio, Deus do Sol ( divindade natural que partilhava esse título com Apolo. Então, Hélio disse-lhe que Hades tinha raptado Perséfona e a tinha levado para os infernos a fim de casar com ela à força, mais lhes disse que o rapto e a violação de Persófona tinham sido sancionados por Zeus, aconselhando assim Deméter a deixar de chorar e a aceitar o acontecimento até porque Hades " não era um genro de se deitar fora".

Deméter rejeitou o conselho, sentiu-se traída e ultrajada por Zeus, afastou-se do Monte Olímpo e deambulou incógnita pelas cidades e campos. Chegada a Elêusis sentou-se à beira de um poço e foi descoberta pelas filhas de Celeu, Rei de Elêusis, que se sentiram atraidas pelo seu porte e beleza.

Quando Deméter lhes disse que andava á procura de trabalho como ama, levaram-na a a sua mãe Metanira, que tinha acabado de dar à luz um filho..Demofonte, então sob os cuidados maternais de Deméter, Demofonte cresceu como um deus, era alimentado por ela com ambrósia e ás escondidas...expunha-o a um fogo que o teria tornado imortal se Metanira sua mãe não tivesse descoberto e gritado de medo. Deméter perante a descoberta reagiu com fúria, repreendeu Metanira e assim lhe revelou a sua verdadeira identidade, no momento da revelação Deméter mudou de estatura exibindo a sua beleza divina e o seu esplendor encheu a casa de luz.

DEMÉTER - A Deusa



Deméter, Deusa dos Cereais, presidiu as colheitas abundantes. Era conhecida pelos romanos de pelo nome de "Ceres", palavra relacionada com cerais. No "Hino a Deméter" foi descrita por Homero como « essa deusa terrível, com o seu belo cabelo... e a sua espada dourada», era retratada como uma bela mulher, vestida de azul, ou ( geralmente em escultura ) como uma figura de matrona sentada.

"meter" parte do nome de Deméter, parece significar "mãe". Era adorada como deusa Mãe, sobretudo como mãe das colheitas, dos cereais, e mãe da donzela Perséfona.

A vida de Deméter começou da mesma maneira sombria que a de sua irmã Hera. Deméter foi a segunda filha de Reia e Cronos e assim, a segunda a ser engolida pelo pai, Deméter foi também a quarta consorte de Real de Zeus seu irmão, dessa união nasceu a sua única filha, Perséfona, a quem a mãe Deméter esteve associada tantos nos cultos como nos mitos.

A historia de Deméter e de Perséfona é contada de uma forma bela por Homero no lindo " Hino a Deméter ", que gira na reacção da mesma ao rapto da sua filha Perséfona por Hades, irmão de Deméter e Deus dos Infernos. Esse mito tornou-se a base dos Misérios Eleusinos, os rituais mais famosos e importantes da Grécia Antiga durante mais de dois mil anos, o qual terminou no Sec.V A.C., com a destruição do Santuário em Elêusis pelos invasores Godos.

O propósito e o significado dos Mistérios Eleusianos era a iniciação a uma visão. "Eleusis", significa "o lugar da feliz chegada", de onde os Campos Elíseos tomam seu nome. O termo "Mistérios" provêm da palavra "muein", que significa "fechar" tanto os olhos como a boca. Faz referência ao segredo que rodeia as cerimônias e a conformidade requerida do iniciado, ou seja, se exige de ele ou ela permita que se faça algo: daí se deduz o significado de "iniciar". A culminação da cerimônia consistia na exposição de objetos sagrados no santuário interno à mãos do sumo sacerdote (hiera phainon), "o que faz que os objectos sagrados apareçam".
Era somente permitido fazer alusões indiretas sobre o que ocorria. Entre elas, a fundamental era que Deméter falava à sua filha e se reunia com ela em Eleusis. Mas, alguns escritores cristãos violaram essa regra e um assinalou que o ponto culminante da cerimônia consistia em cortar uma espiga de trigo em silêncio.

Qualquer pessoa podia assistir os Mistérios, desde que falasse grego, mulheres e escravos inclusive, desde que não tivessem as mãos sujas de sangue por nenhum crime. Os Mistérios eram realizados uma vez ao ano para mais ou menos três mil pessoas.Esses iniciados não formavam nenhuma sociedade secreta, eles vinham de todos os pontos da Hélade, participavam da experiência e logo se separavam.

O mito de "Eleusis" essecialmente simboliza lançar sementes à terra e brotar novas "colheitas" - a morte e a ressurreição - é a representação simbólica da "alma" da sua descida á matéria de seus sofrimentos nas trevas e a sua reascenção à vida divina.

O mito de Eleusis ainda hoje se encontra vivo, è a Doutrina da vida Universal que se encerra no simbólico grão de trigo que deve morrer e ser sepultado nas entranhas da terra onde depois vai abrir o caminho através da escuridão em que germina, para poder renascer como planta à luz do dia.

É a mesma doutrina em que o "candidato" ao passar por uma espécie de morte simbólica no "Quarto de Reflexões" renasce para uma nova vida como "maçom" e progride por meio do seu esforço pessoal.