domingo, 23 de março de 2008

Hera a Deusa - Hera a mulher



Hera Deusa do Casamento, filha de Reia e Cronos ambos irmãos e Titãs, que também geraram Dèmeter, Hades, Héstia Poisedon e Zeus. Hera foi engolida pelo pai logo que nasceu como aconteceu com os seus quatro irmãos, à exepcção de Zeus, pois Reia sua mãe escondeu-o no Monte de Ida em Creta e deu a Cronos uma pedra enrolada em panos na vez do filho. Ao atingir a idade adulta, Zeus destronou o pai fazendo-o vomitar os irmãos e assumiu o Olimpo.

Hera tornou-se uma bela deusa que logo atraiu a atenção de Zeus, que já nessa época era o deus mais importante do Olimpo. Para se aproximar da deusa Hera, Zeus transformou-se num pássaro trémulo de frio, do qual Hera teve compaixão, pegou nele e apertou-o contra o seu peito, nesse momento Zeus voltou à sua forma humana e tentou seduzi-la, mas os esforços dele não foram bem sucedidos, Hera resistiu aos seus avanços amorosos até ele lhe prometer casamento, casaram, e segundo a mitologia, viveram em paixão durante 300 anos, mas essa paixão acabou e zeus voltou aos seu habitos antigos.

Zeus estava constantemente a trair Hera provocando-lhe ciumes e desejos de vingança, mas a cólera de Hera nunca se projectava no marido, mas nas "outras mulheres", existem numerosas histórias que retratam a cólera de Hera e a destruição que ela provocava cada vez que Zeus desonrava o casamento, que era sagrado para ela.

Por sua vez Zeus para demonstrar que não necessitava dela nem para ter filhos, deu à luz Atena Deusa da Sabedoria, nascida da sua prória cabeça já mulher, como reacção ao nascimento de Atena, Hera foi a única progenitora de um filho, Hefesto Deus da Forja, que ao contrário da perfeita Atena, nasceu coxo e foi expulso pela própria mãe Hera do Olimpo.

O arquétipo, de Hera como deusa "dominante" numa mulher representa em primeiro lugar o desejo de ser esposa, sente-se incompleta sem um companheiro, no dia do seu casamento esta mulher pode sentir-se uma deusa, pois para ela o casamento evoca sentimentos de realização e plenitude que prenchem a sua alma, para ela não basta apenas viver maritalmente, mesmo na nossa época em que esse papel já não é um estigma. Por conseguinte uma mulher "Hera", faz pressão junto do namorado para que a união seja reconhecida pelo exterior,fazendo questão de um casamento pela igreja.

Uma mulher "Hera" tem prazer em fazer do marido o centro da sua vida, havendo filhos, todos entendem a ordem do universo dela, sabem que o marido está em primeiro lugar, que o melhor é reservado para ele.

O arquétipo Hera revela-se por volta dos quatro ou cinco anos a brincar às "casinhas" a dizer " agora tu és o papá e vais trabalhar", se Hera tem irmãos (homens) também projecta nele a figura masculina do pai que ela gostaria de ter, o irmão é uma especie de protector de um pai poderoso e de certa forma dominador que não permite que a esposa tenho muitos interesses , que lhe vai resistindo passivamente enganando-o e escondendo-lhe coisas. Por isso Hera agarra-se a uma imagem idealizada do casamento e procura-o para si prória como maneira de sair de uma situação familiar má que à primeira vista nem o parece, mas que Hera viveu-o desde o nascimento.

De não esquecer que Hera mitológica foi entregue aos cuidados de pais odoptivos, que no arquetipo, os irmãos podem substituir a figura dos pais, mais os irmãos que as irmãs, pois Hera só se relaciona à superficie com as mulheres a não ser que a irmã seja "bem casada", o irmão será sempre a imagem masculina do pai, se este for casado a sua mulher poderá ser uma "boa amiga" dependendo da deusa "dominante" da cunhada.
Normalmente uma mulher "Hera" casa durante o ensino secundário ou logo após este, logo que tem namorado, tenta arranjar saídas com outros casais e festas, olhando de alto de " Hera Olimpica" para as comuns mortais sem namorado, exibe-se ao lado do seu par orgulhosamente feliz.
Ela espera que o marido saia para o trabalho, que regresse a casa a horas certas, que lhe telefone se por algum motivo se atrasar,que saia com ela nos fins-de-semana, que ele lhe diga amiudadas vezes que a ama, que se dedique na totalidade a ela, a felicidade dela depende da dedicação do marido e da importância que ele atribui ao casamento e da apreciação que faz dela como esposa.

Muitas mulheres "Hera" projectam no marido uma imagem de homem idealizado, e quando eles não cumprem as suas expectativas, criticam-nos, zangam-se, oprimem-nos tentam tirar-lhes a identidade e moldá-los ao seu sonho.

Uma mulher "Hera", tem filhos porque isso faz parte do seu papel de esposa, mas não terá instinto maternal, a não ser que "Démeter" esteja presente dentro dela, nem terá prazer em fazer coisas com os filhos, a não ser que Àrtemis e Atena também estejam presentes.
Se uma mulher "Hera" for mãe não conseguirá estabelecer um vinculo mãe-filho, podendo ainda cair no ciume na relação pai-filho, os filhos sentirão essa falha de falta de amor e protecção. Mesmo sendo mãe e esposa a tempo inteiro e esteja fisicamente muito presente na vida deles (filhos), eles sentirão falta de intimidade e um certo abandono emocional, pois quando uma mulher "Hera" tem de decidir entre o marido e os filhos, normalmente sacrifica os filhos para perservar o marido.

Lealdade para com o marido. Como se atreve um filho a pedir amor e atenção! Ele é Zeus, o senhor absoluto. Ele é o tal passarinho trémulo e carente de calor e da protecção de Hera.

Hera e o trabalho

Para a mulher "Hera", o trabalho é um aspecto secundário da sua vida, tal como tirar um Curso Superior, independentemente da profissão, da carreira ou do cargo que desempenhar, quando Hera é " uma força dominante", o trabalho é qualquer coisa que ela faz em vez de parte importante da sua vida, ela não sente que o seu trabalho tenha um grande significado, uma mulher "Hera" só superficialmente parece ter uma carreira, a sua carreira é o casamento, caso o marido tenha de se deslocar geográficamente nem que seja temporáriamente por motivos laborais, "Hera" dirá.."para onde fores...irei contigo".

Relações com outras mulheres

Uma mulher "Hera" não atribui normalmente muita importância à amizade com outras mulheres, em regra geral não tem "melhor amiga" prefere fazer coisas na companhia do marido, a não ser que sinta que a "amiga" seja casada ou que considere que não é potencialmente ameaçadora para o seu universo, ou porque quer ir a lugares que normalmente não iria sózinha.

Para uma mulher "Hera", quando o contacto com outras mulheres se realiza, a ligação que ela faz é geralmente uma especie de aliança mais do que uma amizade pessoal.
Quando sente que a "amiga" pode ser uma ameaça,"Hera" perante o marido minimiza-a e desvaloriza-a, sublinhando e exaltando os defeitos da "amiga" tecendo uma malha de histórias imaginárias mas sentidas.

Por isso muitas vezes a mulher "Hera", se por algum motivo se divorcia ou fica viuva, sente-se sózinha, perde a sua "identidade", pode entrar em depressão crónica, sente-se à deriva, não podem contar com o apoio dos filhos,uma vez que pôs sempre o marido à frente.

Não tem bons amigos, porque orientou a sua vida social em fazer tudo como um braço do casal, sente-se abandonada pelo seu círculo social, tal como ela tendia a se afastar de outras mulheres sós.

quinta-feira, 20 de março de 2008

A Deusa Alquímica - Afrodite




Afrodite a Deusa do Amor e da Beleza, temida e reverenciada, levava tanto mortais como divindades a apaixonarem-se e a criarem vida.

Porque se chama Deusa Alquímica?

Afrodite embora tenha características das Deusas Virgens porque faz o que muito bem lhe agrada, teve muitas ligações afectivas, o que a difere da Deusas Virgens, assemelhasse ás Deusas Vulneráveis pelo facto de ter ligações com divindades masculinas e ter filhos, não é vitíma de amores indesejados, pois aqui o amor é reciproco e valoriza a independência.

Afrodite procura ligar-se e gerar nova vida, este arquétipo não é só expresso por uma relação física , mas acima de tudo um processo criativo.

Tudo o que Afrodite imbua de beleza é irresistível, acontece uma atracção magnética, as pessoas sentem um desejo de se aproximarem de uma Afrodite, pois para ela ter uma relação é sinónimo de comunicação, de comunhão, é o desejo de conhecer e de ser conhecida.

O efeito Afrodite não se limita as aspectos romanticos, mas também ao amor platónico , a amizade profunda, á ligação de almas, compreensão e harmonia são também expressões de amor, existe aqui um incentivo ao crescimento e à criatividade.

Podemos encontrar uma Afrodite enm cargos de Direcção, mas também de Aconselhamento e Psicoterapia, envolvendo tudo o que gira á sua volta, centrada e ao mesmo tempo receptiva.

Em Afrodite existe a invulnerabilidade de uma Deusa Virgem e o envolvimento de uma Deusa Vulnerável.

A consciencia de Afrodite possui a mistura de ambas as Deusas ja trabalhadas e Transformadas.

As Deusas virgens




ÀRTEMIS - ATENA - HÉSTIA

Ártemis, também conhecida por Diana a Deusa da Caça e da Lua, domina sobre a natureza, é uma arqueira com perícia, protege as crias de todos os seres vivos.

Atena , também conhecida como Minerva é a Deusa da Sabedoria e dos Ofícios, patrona da cidade de Roma, nascida ja mulher da cabeça de Zeus, protectora de numerosos herois, é representada vestida com uma armadura e conhecida como a melhor estratega na batalha.

Héstia, conhecida também como Vesta, embora a menos conhecidas de todos os deuses, estava sempre presente nos lares e nos templos sobre a forma de fogo.

Estas tres Deusas representam as qualidades de independência nas mulheres conferindo-lhes auto-suficiência, ao contrário das outras Deusas não se apaixonam com facilidade, qualquer ligação emocional não as afastam do que consideram importante, como tal não foram vitimas de outros deuses.

Como arquétipos, expressam necessidade de autonomia nas mulheres e uma extrema capacidade de se focarem no que é pessoalmente significativo para elas.

Ártemis e Atena representam nas mulheres o seu pensamento lógico e clareza no objectivo de vida, são orientadas para a realização.

Héstia, foca a sua atenção para o seu íntimo, para o centro espiritual da personalidade de uma mulher.

Estas Deusas são arquétipos femininos que se esforçam por atingir os seus objectivos, para além de ampliarem a noção de atributos femininos, incluem auto-suficiência e competência.

As Deusas vulneráveis




HERA - DÉMETER - PERSÉFONA

Hera esposa de Zeus, o senhor dos Deuses, Deusa do Casamento, conhecida pelos romanos por Juno.
Démeter, Deusa dos Cereais, conecida também por Ceres, sublinhando no seu mito o papel de mãe.
Perséfona, filha de Démeter e conhecida entre os Gregos também por Kore "a donzela".

Estas Deusas representam os papeis de esposa, mãe e filha, são deusas orientadas para uma relação, seu bem-estar dependem de uma relação significativa, seja para o bem ou para o mal, têm necessidade de afiliação e protecção de outras mulheres, normnalmente estão em sintonia com outras pessoas e por isso são vulneráveis.

Estas tres Deusas, foram raptadas, humilhadas e dominadas por outros Deuses, todas elas sofreram à sua maneira o rompimento de alguma relação e traição, mas de alguma maneira também evoluiram, e podem porpocionar às mulheres conhecimento acerca do padrão das suas reacções a perdas, a traições, o que as motiva na vida no geral e na sua vida pessoal, como crescem através do sofrimento, inerente a cada um destes arquétipos de deusas que nelas existem.

As mulheres e as Deusas




Uma mulher que se apercebe das forças que a influenciam, conquistam um "poder" proporcionado pelo conhecimento da "deusa" dominante em si mesma. As "deusas" são forças poderosas que influenciam o seu comportamento e as suas emoções.

O conhecimento acerca das "deusas" existentes nas mulheres, abre um campo de aprofundado conhecimento da consciência feminina.

Quando uma mulher sabe que essas "deusas" são forças que existem dentro de si, adquire o tal "conhecimento" que vai caracterizar os seus instintos, as suas aptidões, as suas prioridades e, assim descobre-se a si mesma.

As características das "deusas" vão afectar o seu comportamento no dia-a-dia, as suas escolhas.

Cada mulher tem dons " concedidos pela deusa " dominante, sobre os quais deve aprender e aceitar como reconhecida em si, assim sendo também, cada mulher possui também os defeitos " concedidos pela deusa ", que deve reconhecer e superar, de forma a superar obstáculos existentes no seu íntimo.

Quando se fala em "deusa dominante", é para se entender que também existe mais que uma deusa em cada mulher, embora uma domine, todas em uma dada altura da existência da mulher entrem em conflito.

Que "deusa" existe dentro de si?

Será uma Deusa Vulnerável ou uma Deusa Virgem...

Será uma HERA dominadora, ciumenta e vingativa...

Será uma DÉMETER que quer cuidar de toda a gente...

Será uma PERSÉFONA que faz tudo para agradar ao outros...

ATENA..filha do pai e estratega..que não se entrega a ninguém, ùnica Deusa nascida já mulher da cabeça de Zeus...

HÉSTIA.... sábia, que vive muito bem sózinha...

ÀRTEMIS... irmã ...competidora...amiga...

Ou AFRODITE ....criativa, mas com dificuldades em ter em conta consequencias, mas também chamada de A DEUSA ALQUIMICA ...
??? * * * * * ???